GRUPO MK

Na década de 1970, o mercado brasileiro de produtos químicos era quase totalmente dependente de empresas internacionais. Devido à crise do petróleo, eram muitos os problemas com as importações, o que fazia com que houvessem constantes desabastecimentos no mercado local.

Na época, Milton Kogler atuava como consultor de algumas empresas do segmento se curtumes e foi desafiado por um de seus clientes a solucionar o problema da falta de um tensoativo que era usado no desengraxe e lavagem de peles. Com os seus conhecimentos de química e da tecnologia do couro aliados a muita pesquisa chegou à solução! O produto, entretanto, exigia que se mudasse o processo. Ele o fez, e descobriu, a fórmula que iria garantir o sucesso por várias décadas: a combinação de serviço, produto e processo.

Assim, em 1º. de setembro de 1979, nasce a primeira empresa do GRUPO MK, com a razão social de Milton Kogler Ltda. A empresa começou a atender demandas dos curtumes de peles lanares, estendendo a linha para outros segmentos da indústria do couro. Em setembro de 1981 é fundada a MK Indústria Química Ltda., que se instalou à margem da RS-240 em Portão.

Em 1987 tem início a implantação de uma nova planta industrial na Estrada Boa Vista, onde hoje a empresa tem sua matriz. Em setembro de 1988 é fundada a MK Química do Brasil Ltda, que amplia o fornecimento de insumos para a indústria do couro. Em 1989 foi adquirido o primeiro caminhão para agilizar a entrega de seus produtos, o que foi o embrião da MK CARGO, empresa que hoje é especializada em serviços de transporte de produtos químicos.

Na década de 1990 a MK QUÍMICA se consolida no mercado nacional como uma das mais importantes fornecedoras de insumos químicos para a indústria do couro, expandindo as suas operações para outros países. Em 1998 inicia-se o processo de diversificação, com o desenvolvimento de novas linhas de produtos para outros setores de atividade. Para tanto a estrutura produtiva de Portão é ampliada, com a instalação da planta de polimerização. Em 1999 a empresa obtém a certificação do Sistema de Qualidade de acordo com a ISO 9001.

E para sustentar este crescimento em 2000, é instalada uma unidade na região Nordeste do Brasil, em Juazeiro (BA). Em 2004 a MK completa 25 anos, inaugurando a Unidade Centro-Oeste, em Três lagoas (MS).

Ainda em 2004 inicia-se a produção de couro reconstituído com a criação da SOLUS, que leva ao mercado de calçados, artefatos, móveis e decoração novos compósitos com características técnicas e de acabamento que atendem às mais diversas aplicações.

Em 2009 a MK QUÍMICA inicia a sua atuação no setor têxtil através de uma equipe de desenvolvimento e de assistência técnica própria, uma característica que está no DNA da empresa. Em 2014 passa atender outros setores com o fornecimento de produtos químicos de performance, aditivos alimentares e Arla 32.

Hoje as empresas do GRUPO MK atendem a diversas demandas do mercado industrial estando presente em todo o território nacional e também no exterior. Uma trajetória sólida e que projeta um futuro de crescimento sustentável!