A HISTÓRIA DE SUPERAÇÃO DO JANARDAN
Janardan é um “baiano da gema”, nascido e criado em Juazeiro da Bahia, como de resto toda sua família. O pai, Ademar, trabalhava no curtume da cidade e casou com Marluci, que deu à luz sete filhos. Janardan foi o terceiro.
Da infância lembra do jogo de bola, de nadar no Rio São Francisco e de ir para a roça do avô em uma das ilhas do rio, sempre acompanhado dos irmãos, primos e muitos amigos. Estudou na escola pública desde o fundamental até o ensino médio, superando todas as adversidades, como bom sertanejo, se esforçando e se destacando como um bom aluno.
Quando tinha 15 anos foi com parte da família morar em Salvador em busca de novas oportunidades. Lá Janardan trabalhava na cantina de um tio durante o dia e estudava à noite.
Mas este período na capital não é de boas lembranças. A violência da cidade grande deixou sua marca na família, quando o irmão mais velho, então com 36 anos, foi vítima de uma bala perdida. Janardan sentiu demais a perda pois era muito ligado ao irmão, que era uma referência para ele. A tragédia motivou a família retornar para Juazeiro, onde havia menos oportunidades mas mais tranquilidade.
De volta à cidade de origem Janardan foi trabalhar em uma fábrica de calçados que havia se instalado por lá, mas ficou pouco tempo. Depois foi trabalhar em um supermercado onde ficou por 8 anos, até que em 2010 surgiu a oportunidade de ir trabalhar na Unidade Nordeste da MK QUÍMICA.
Aos 20 anos, logo que retornou para Juazeiro, Janardan conheceu Sandra, com quem casou depois de um namoro de uma década, quando nasceu o primogênito Michael, hoje com 10 anos. O nascimento do primeiro filho foi um dos momentos que mais marcaram positivamente estes 40 anos de história do Janardan. Depois ainda vieram Michelângelo, que hoje tem 8 e Analu de 4 anos.
Hoje formam uma família feliz e muito unida. Porém no início a vida não foi fácil: moravam de aluguel e em função da gravidez Sandra parou de trabalhar para depois cuidar do filhos. Mas com muito esforço e superação conseguiram construir a casa em que moram hoje e adquiriram os seus bens, dentre eles uma moto.
Desde que está na MK QUÍMICA, Janardan só tem a agradecer as oportunidades que lhes foram dadas. Inclusive a de retornar à empresa depois de um período em que foi necessário reduzir o quadro de funcionários. E para o futuro não pensa em outra coisa a não ser continuar morando em Juazeiro, sua terra, e trabalhando na MK, sua empresa.
E os projetos são muitos, dentre eles concluir um curso superior. No passado Janardan chegou a iniciar o curso de Ciências Contábeis, mas como haviam outras prioridades para o orçamento, acabou largando. Mas como nunca é tarde para começar, está retornando à universidade este ano, iniciando o curso de Administração de Empresas, que espera concluir o mais rápido possível.
Janardan chega aos 40 anos agradecido por tudo que tem, em especial à família. Aos pais, que faz questão de visitar toda a semana para ver como estão e a Sandra, que sempre ao seu lado garante o comando da família, levando as crianças na linha – e Janardan também. E para o futuro espera poder dar para os filhos tudo aquilo que não teve, sempre superando quaisquer que sejam as adversidades.
Nos momentos de lazer, gosta de ir com a família para a pequena chácara dos sogros que fica à beira do Rio São Francisco, cuidar das frutas que hoje são cultivadas na região. Um sinal de SUPERAÇÃO, tal qual a vida deste valente nordestino.