HISTÓRIA DE TRANSFORMAÇÃO DO REINALDO
Apesar de ter nascido numa cidade com mais de 200 mil habitantes, Reinaldo sempre teve uma conexão muito grande com o meio rural. O pai, Armando, e a mãe, Rosa Maria, viviam em um sítio no interior com os cinco filhos – quatro naturais e um de criação – quando, no intuito de melhorar de vida, Armando foi trabalhar em uma fábrica na cidade de Americana (SP), onde tiveram Reinaldo.
Quando tinha pouco mais de um ano, a família voltou para o sítio, onde Reinaldo viveu até os oito anos. Mesmo passados mais de três décadas, ele ainda lembra desta época como a melhor de sua vida. Não há como esquecer das brincadeiras de pega-pega e esconde-esconde, das pescarias e das noites em que o pai reunia a família no gramado perto do poço para contar histórias. E como no sítio não tinha luz elétrica o céu mostrava de forma muito clara a infinitude das estrelas.
Sempre na esperança de proporcionar uma vida melhor, para si e para os filhos, Armando se transferiu novamente para a cidade, desta vez para Limeira, também no Estado de São Paulo. Mas desta vez conseguiu aliar a vida na cidade com a paixão que tinha por animais, indo trabalhar em um aras.
Foi nesta época, já com 10 para 11 anos que Reinaldo começou a trabalhar, vendendo picolé, sorvete e até vassoura às vezes, para ganhar uns trocados e poder comprar as coisas que, como criança, lhe faziam falta: pipa, doces e brinquedos. Também ia na escola, mas não era muito chegado nos estudos, tirando a nota necessária para passar. Mas nunca reprovou! E deste período ainda guarda muitas amizades verdadeiras.
Com 14 anos foi trabalhar em uma transportadora, fazendo trabalho de escritório como arquivista. Depois de dois anos e meio pediu para ser transferido para a oficina mecânica, onde se apaixonou pelos caminhões. Já nesta época colocou como objetivo que seria motorista! Ao completar 21 anos, não sendo possível ser efetivado na transportadora em que trabalhava, Reinaldo saiu e foi dirigir em outra empresa.
Antes disso Reinaldo já havia se apaixonado, desta vez por Luciana, que conheceu quando tinha 17 anos no colégio. Pode-se dizer que foi uma daquelas histórias de amor à primeira vista, e que fez com que eles viessem a casar em pouco tempo. Logo vieram os filhos: Felipe, hoje com 20 anos e iniciando a carreira militar, Rafael que fez 19 e já trabalha em uma empresa de Americana e Giovana, que com 18 está iniciando sua atividade profissional e pretende casar no próximo ano. Mas tarde vieram Isaac, hoje com 12 e a caçula Emile, com 9 anos.
Mas voltemos à estrada… Reinaldo sempre dirigiu carreta, puxando diversos tipos de carga. Rodou também por várias empresas, até ser indicado por um amigo para ir trabalhar na MK CARGO, onde hoje transporta ácido sulfúrico. Na empresa há mais de dois anos, Reinaldo aproveita a proximidade da base de Três Lagoas da cidade de Andradina onde hoje mora, para estar o máximo de tempo possível com a família. Em especial com a caçulinha Emile, seu xodozinho… E não deixando de sempre visitar os pais que hoje moram em um sítio no interior o município.
Ao olhar para trás, nestes seus 40 anos, Reinaldo destaca dois momentos marcantes. O primeiro, o nascimento do filho mais velho. A experiência de ser pai bastante cedo e de ter acompanhado todos os momentos da gravidez de Luciana, até o nascimento de Felipe são inesquecíveis. O outro momento, mais recente, tem uns cinco anos…
Apesar de vir de família religiosa e da esposa também ser crente, Reinaldo passou a maior parte do tempo distante da igreja. Bebia, fumava e fazia coisas inconsequentes, dentre elas pilotar a moto de forma imprudente, fato que resultou até um traumatismo craniano. Mas um dia, quando foi acompanhar Luciana em um grupo de oração, percebeu que isso não ia levá-lo pra frente, e a partir dali deixou de lado todos os vícios e hoje se dedica a seguir a doutrina evangélica. Foi um momento de grande transformação na sua vida!
Reinaldo tem fé em que ainda muita coisa boa está reservada para os próximos anos, para si e para a família. Os filhos encaminhados, a casa que está terminando de reformar e o crescimento da empresa em que trabalha e na qual pretende se aposentar! Depois quer pegar a estrada com a esposa, mas daí para descansar…