A HISTÓRIA DE DESAFIOS DO LÚCIO
Lúcio nasceu em São Leopoldo e, como boa parte da grande família, sempre morou e Portão. Filho mais velho de Elói e Isolda, sempre foi muito ativo e quando criança gostava mesmo de jogar futebol. Na escola, em volta de casa, onde tinha uma bola, lá estava o Lúcio. Aos 8 anos começou em uma escolinha e chegou a jogar no São José de Porto Alegre. Entretanto a dificuldade de conciliar o futebol e os estudos, fez com que optasse pelos estudos. Mas manteve sempre o contato com o esporte, jogando como amador. Infelizmente as lesões deixaram suas marcas e hoje só atua em brincadeiras com os amigos.
Fez o ensino fundamental em Portão e, após concluído, ingressou no Curso Técnico de Química em Montenegro. A escolha se deu pela influência de alguns amigos e também pelo resultado do teste vocacional que mostrou aptidão para ciências e matemática. A época do curso técnico foi um período bastante desafiador, pois Lúcio morava em Portão, estudava em Montenegro e ainda treinava em Porto Alegre. Para a família humilde – na época os pais trabalhando em um atelier de calçados – manter os estudos do filho também era um grande desafio. Mas superadas todas as dificuldades, valeu muito a pena…
Também vale lembrar as grandes amizades que se formaram naquele período dos estudos. Muitos dos amigos daquela data ainda se mantém até hoje, sendo alguns hoje também colegas de trabalho.
Lúcio começou a fazer o pré-estágio do Curso Técnico na MK QUÍMICA, onde na sequência realizou também o estágio, iniciando as suas atividades no Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento, onde já tinha conhecidos que lhe deixaram muito à vontade. Foi um grande aprendizado em uma época na qual a empresa estava investindo no desenvolvimento de novas linhas de produtos, principalmente resinas para diversas aplicações. Lúcio acompanhava todo o processo de desenvolvimento de resinas, desde as sínteses de laboratório, indo para a planta piloto, até chegar na produção.
Logo depois de concluído o estágio Lúcio foi admitido na empresa. Depois de seis meses, ainda trabalhando na Pesquisa e Desenvolvimento, houve a necessidade de preencher uma vaga na produção, e Lúcio aceitou o desafio. E isso é uma coisa que realmente gosta: ser desafiado a resolver problemas. Devido ao seu desempenho na função, logo em seguida, com apenas 20 anos, já era encarregado do setor em que trabalhava. Um setor que cresceu muito nestes anos, continuando a desafiá-lo constantemente a buscar alternativas para solucionar os novos problemas.
Nesta mesma época em que começou a trabalhar, conheceu Eliane, com quem namorou e veio a se casar. Logo nasceu Lucas, hoje com 15 anos, e agora a família já tem a participação também do Murilo, que conta 2 anos. O jovem casal também teve grandes desafios para chegarem a situação que desfrutam atualmente. Eliane desde cedo trabalhou e estudou e hoje é professora de história. Lúcio ainda fez mais um curso técnico, desta vez de Curtimento, para entender um pouco mais a aplicação dos produtos que ajuda a sintetizar. Também batalharam juntos para construir a casa em que moram. Lucas já está seguindo o caminho do pai, estuando química, e tem demonstrado ser um aluno muito dedicado e que vai bem na escola. Uma grande alegria para os pais!
A família é uma das grandes referências para Lúcio, sendo que receber os familiares em casa é uma atividade frequente e prazerosa. Os amigos também são sempre benvindos e todos se sentem em casa.
Assim como produzir insumos químicos que vão atender às diversas demandas do mercado, como hobby Lúcio é desafiado a encontrar a melhor fórmula da cerveja artesanal que produz com mais três colegas, todos químicos. O objetivo da produção da cerveja não é comercial, mas sim para compartilhar com quem considera serem os mais importantes: a própria família e os amigos.
Hoje Lúcio avalia como de sucesso a sua trajetória profissional, principalmente por superar o desafio de ter assumido ainda muito jovem a responsabilidade de liderar um setor tão importante e de tanto crescimento dentro da empresa. Mas continua olhando para frente, pensando em se aprimorar ainda mais, completar uma faculdade para ampliar os seus horizontes. E que venham novos desafios…