A HISTÓRIA DO FERNANDO E SUA FAMÍLIA
A família do Fernando se formou na cidade de Portão, no Rio Grande do Sul. Seu pai, José Luiz da Fonseca Teixeira, veio de Caçapava, na região do Pampa Gaúcho para buscar oportunidades de trabalho na Região do Vale do Sinos, a qual na época, há mais de 40 anos, se desenvolvia em um ritmo muito forte com base na indústria coureiro-calçadista. E seu José foi trabalhar em um curtume de Portão, onde se aposentou e no qual continua trabalhando até hoje. Logo conheceu Idene, com quem veio a se casar e ter quatro filhos: Fabiana, Luiz Fernando, Luiz Carlos e Adriano. Todos nasceram em um período de seis anos, o que fez com que os irmãos crescessem juntos e aproveitassem a infância na chácara do curtume na qual eles moravam.
Fernando lembra bem dos tempos de criança: das brincadeiras nos galpões da chácara em meio aos tambores e os bichos, os jogos de bola, e mais tarde o vídeo game e o fliperama. Só não lembra da voz de sua mãe. Não por um lapso de memória, mas porque dona Idene era muda, fruto de um trauma, como conta a família. Mas não ouvir a sua voz da mãe era compensada por entender os seus olhares, seus gestos e o carinho transmitido em todas as suas ações.
Fernando se dedicou aos estudos, até o momento em que estava no segundo ano do ensino médio, quando deixou a escola para trabalhar e ajudar a família. Começou em uma indústria de calçados, trabalhou em fábrica de asfalto, e depois foi para um curtume, sempre na cidade de Portão. Chegou em um certo período ir para a capital, Porto Alegre, onde foi entregador de jornal. Mas como o bom filho sempre a casa torna, em menos de dois anos voltou a cidade natal e onde toda a família ainda morava. Família que é uma grande referência para Fernando, que convive bastante com o pai, tios e demais familiares, pois todos moram bem próximos e compartilham bastante da sua convivência. Infelizmente Dona Idene já morreu, vitimada pelo diabetes.
Há 10 anos, em um baile, Fernando conheceu Quizinara. Ela já tinha dois filhos, Pedro – que mais tarde foi morar com o pai – e Eduarda, esta com apenas 4 meses. E foi com eles que Fernando começou a sua própria família. Logo depois de iniciado o relacionamento nasceu Bernardo, hoje com 9 anos. O nascimento do filho foi um dos momentos mais marcantes da vida do Fernando, pelo menos até agora.
No curtume em que começou a trabalhar, Fernando se especializou na área de acabamento. Foi isso que no futuro lhe rendeu o convite de um antigo de colega para trabalhar no GRUPO MK, quando foi necessário ampliar as instalações do setor de acabamento da Unidade SOLUS.
Por trabalhar a noite, Fernando tem a possibilidade de conviver bastante com os filhos. É ele quem leva e busca na escola e no período da tarde passa um bom tempo com eles em casa. A noite é a vez de Quizinara assumir a responsabilidade e cuidar da gurizada. Mas no fim de semana, a alegria é total e Fernando aproveita todos os momentos junto com a família. Eles curtem ficar em casa, assistindo filmes e séries.
Aos 40, Fernando destaca a maturidade adquirida, principalmente após ter constituído sua família. E o objetivo para o futuro é encaminhar bem os filhos, para que eles também formem as suas famílias com base nos princípios ensinados pelo pai. Também pretende continuar em frente e realizar alguns sonhos que ficaram em standby por algum tempo, como fazer alguns cursos de aprimoramento e tirar a sua carteira de motorista. E aí levar a família para passear…